A utilização de testes de covid vencidos em uma unidade de saúde do Município foi denunciada pelo vereador Dr. Wellerson Mayrink na Reunião da Câmara Municipal, que ocorreu na segunda-feira (26).
O vereador afirmou que em um determinado plantão percebeu o uso de testes de Covid vencidos. Porém, enfatizou que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou Municípios que possuem exames vencidos, realizarem as testagens com o material, desde que eles estejam em um prazo de até 4 meses após o vencimento. Na reunião, Dr. Wellerson apresentou fotos que continham as numerações dos lotes dos testes.
Em contrapartida, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova, após ser questionada por nossa equipe de jornalismo sobre a denúncia, encaminhou a seguinte nota:
“A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova, informa que o lote citado na denúncia (220561Z106) não se refere aos lotes autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para aprazamento, ou seja, prorrogação do prazo de validade. Os lotes autorizados na Nota Técnica Nº 60/2023- CGGI/DPNI/SVSA/MS são: 220562Z139, 220562Z140 e 220562Z141 do produto Kit IBMP TR Covid Ag”.
A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) informou que as denúncias não procedem e que as providências cabíveis estão sendo tomadas pela equipe jurídica da Prefeitura.
Além disso, Dr. Wellerson também denunciou a realização de plantões sem Enfermeiros para o monitoramento dos técnicos em enfermagem.