Em 2022, o Vale do Piranga foi reconhecido como polo Mineiro de Incentivo à Suinocultura, por meio da Lei Estadual nº 24.209. A partir disso, os 19 Municípios da região intermediária de Ponte Nova receberam incentivos à produção de suínos.
Porém, a história da cultura de suínos em Ponte Nova iniciou muito antes. Nos anos 2000 surgia a Saudali. Antes disso, em 1995 um grupo de 52 produtores de suínos se uniram e tornaram-se sócios fundadores da empresa. O objetivo foi aumentar a produção e ampliar o raio de vendas.
As metas do grupo foram concretizadas. Em 2023, a Saudali faturou aproximadamente 1 bilhão de reais.
Neste ano, a Saudali completa 24 anos. A empresa emprega por volta de 5 mil funcionários. Os produtos são consumidos em mais de 20 estados brasileiros e exportados para países da África, Ásia, Leste Europeu, América Central e América do Sul.
Produção de suínos
Atualmente o Vale do Piranga é o maior polo de suinocultura independente do Brasil e o segundo maior produtor de suínos do Estado de Minas Gerais.
Compõem a região intermediária de Ponte Nova: Acaiaca; Alvinópolis; Amparo da Serra; Barra Longa; Diogo de Vasconcelos; Dom Silvério; Guaraciaba; Jequeri; Oratórios; Piedade de Ponte Nova; Ponte Nova; Rio Casca; Rio Doce; Santa Cruz do Escalvado; Santo Antônio do Grama; São Pedro dos Ferros; Sem-Peixe; Sericita; e Urucânia.