O Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) campus Ponte Nova está entre as 100 escolas públicas com melhor desempenho no Enem 2024, ocupando a 71ª posição. Outros sete campi do Estado também se destacaram no ranking. Foram eles: Betim, Governador Valadares, Ipatinga, Ouro Branco, Ribeirão das Neves, Conselheiro Lafaiete e Formiga. Os dados foram divulgados em 11 de julho pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
O diretor do IFMG Ponte Nova, Luciano Espiridião, disse à Rádio Ponte Nova que o Campus se destacou tanto no resultado do Enem como no alto índice de eficiência acadêmica , que alcançou 97,7% em 2024. O resultado “evidencia tanto o compromisso institucional com a permanência e o sucesso dos estudantes quanto a capacidade de oferecer uma formação sólida e alinhada com as demandas técnicas e acadêmicas”, concluiu.
Destaque nacional
Além do resultado alcançado no exame, os números indicam que todas as 18 unidades do IFMG estão entre as 600 escolas públicas com o melhor desempenho do país, em meio a 18.410 instituições analisadas pelo Inep. O Relatório Geral 2024, do Ministério da Educação (MEC), também apontou a qualidade do ensino na Instituição.
Segundo a pesquisa, o IFMG é o 2º colocado nacional entre os 38 Institutos Federais e dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) em dois indicadores. São eles: Baixo índice de evasão escolar e alta eficiência acadêmica. O IFMG registrou a taxa de 5,45% de evasão escolar e 90,70% de eficiência, índice acima da média da Rede Federal, que é de 73,30%. O último indicador considera a porcentagem de estudantes que concluem o curso no tempo previsto. Outro ponto positivo foi o crescimento da modalidade de Ensino a Distância (EaD), que aumentou 21,04% em relação a 2023.
Para o pró-reitor de Ensino do IFMG, Mário Alvarenga, o desempenho expressivo do Instituto é reflexo da formação sólida ofertada aos estudantes. “Os campi do IFMG têm mostrado que é possível atingir excelência na formação geral básica, através do ótimo desempenho no Enem, mas sem deixar de lado o compromisso institucional na formação técnica de qualidade, fundamental para o desenvolvimento regional das cidades onde o IFMG se faz presente”, afirmou.
Texto: Êmily Reis
Foto: Internet