Nos últimos dias, os beneficiários do Caixa Tem vêm sendo alvos de golpistas. Eles se passam por funcionários da Caixa Econômica Federal, solicitam dados pessoais e transferem os valores para contas de laranjas.
A coordenadora do Bolsa Família da Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação (Semash) de Ponte Nova, Luciene Lucena, esclareceu para a Equipe de Jornalismo da Rádio Ponte Nova como funciona o novo golpe.
“No mês de março observamos um grande número de tentativas de golpes nos beneficiários do programa Bolsa Família. Basicamente, os golpistas enviam links maliciosos, por WhatsApp, SMS, e-mail, ou até mesmo via telefonema, para as pessoas dizendo que o cadastro está desatualizado e precisa confirmar dados. Caso as pessoas cliquem nesses links ou confirme isso via telefone, os golpistas pegam os dados, acabam acessando a conta da Caixa e fazem pix para contas de laranjas”, explica Luciene.
Ela ainda reforçou que em casos de dúvidas as pessoas procurem a Semash e salientou que os órgãos públicos não solicitam dados por outros meios, que não sejam pessoalmente. “A gente pede que, com qualquer dúvida entre em contato com a Secretaria de Assistência Social ou o Cras mais próximo da residência. Para verificar a veracidade da informação. Até mesmo por que o Governo Federal e a Prefeitura de Ponte Nova não solicitam dados via WhatsApp ou SMS, por e-mail. Todo atendimento é feito presencialmente”.
Imagem: Caixa Econômica Federal