Ponte Nova receberá, entre os dias 24 e 28 de novembro, a 12ª expedição da Carreta da Família, que estará estacionada na Praça Cid Martins Soares, em Palmeiras. O projeto, instituído pela Santa Casa BH, atenderá pacientes encaminhados pela Secretaria de Saúde de Ponte Nova para exames de mamografia, raio-x de tórax e dermatoscopia. A unidade móvel também promoverá uma capacitação relacionada ao câncer, voltada para profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
A Carreta da Família – Unidade Móvel de Saúde Oncológica SUS é uma iniciativa do Instituto de Oncologia da Santa Casa BH, em parceria com a Casa de Acolhida Padre Eustáquio (Cape), que surgiu em 2024 com o objetivo de oferecer saúde de qualidade para todo o estado de Minas Gerais. O veículo possui uma estrutura adaptada, com equipamentos modernos e uma equipe formada por médicos, enfermeiros, técnicos de radiologia e outros profissionais.
A supervisora do projeto, Karen Ferreira, afirma que a iniciativa atua como um apoio à saúde da região. “A gente consegue atender a uma demanda reprimida da população, o que amplia o acesso e estimula o diagnóstico precoce. Tudo isso gera um impacto positivo muito grande na saúde daquela cidade”, diz.
Para a gerente do Instituto de Oncologia Santa Casa BH, Sara Oliveira, a Carreta da Família realiza um importante papel social. “Ela amplia o alcance dos serviços, fortalece as ações de cuidado e promove dignidade, equidade e inclusão. Levar saúde de qualidade a quem mais precisa é um passo essencial para a construção de uma cidade mais justa e solidária”, afirma.
Critérios para seleção das cidades
A seleção para escolha dos municípios considera o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), distância da capital mineira – Belo Horizonte – e acesso restrito a serviços oncológicos. A unidade móvel recebeu investimentos do Supermercado BH, além de uma rede de profissionais e parceiros. Em Ponte Nova, a iniciativa recebeu apoio do deputado federal Luis Tibé (Avante/MG), por meio de verbas destinadas de emendas parlamentares.
Texto: Êmily Reis