Palestras, rodas de conversa, capacitações e outras atividades marcam a campanha Agosto Lilás em Ponte Nova, mês de combate à violência contra a mulher. Com início da programação em 4 de agosto, a Secretaria de Assistência Social e Habitação (Semash) da Prefeitura de Ponte Nova promove ações até o dia 31. Entre elas, o Ônibus Lilás circula desde o início da campanha no município e nas comunidades.
A unidade móvel oferece orientações, acolhimento e prevenção da violência contra a mulher, com atendimento psicossocial e orientação jurídica. A última parada acontece na Saudali, às 13h dos dias 26 e 27 de agosto. Entre os dias 4 e 15, aconteceram blitz, palestras de empoderamento feminino e rodas de conversa.
Nesta segunda-feira (18), a palestra “Empoderamento Feminino”, ministrada por Lada Baião, foi realizada às 8h no PSF São Geraldo. Na terça-feira (19), das 8h às 13h, em conjunto com o Programa Justiça pela Paz Em Casa, acontecerá o “Diálogos pela Paz Em Casa: Capacitação Intermunicipal para o enfrentamento à Violência Doméstica”, na sede da OAB. A programação inclui palestras, exposição de projetos na comarca de Ponte Nova e capacitações.
Próximas ações
Como parte da programação da 30ª Semana da Justiça pela Paz em Casa e do Agosto Lilás, a Semash promoverá o 1º Fórum de Políticas Públicas Para Mulheres, voltado para atores do sistema de proteção à mulher e a população em geral. A reunião acontece na quinta-feira (21) no CEU das Artes, das 8h às 13h.
A última semana do mês encerrará as atividades da campanha. Nos dias 26 e 27 de agosto, o Ônibus Lilás do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) estará no Frigorífico Saudali a partir das 13h. O veículo oferece atendimentos jurídicos, psicológicos e de acolhimento de mulheres e de combate à violência doméstica. O dia 31 de agosto encerra as ações do Agosto Lilás, com uma caminhada que sairá da Praça de Palmeiras para o Centro Esportivo às 9h. No local, acontecerá o Aulão do Empoderamento, com Evinha Ritbox.
Confira a programação completa neste link.
Texto: Êmily Reis